sábado, 25 de setembro de 2010

"Um gole pro santo"

O PORQUÊ DO "GOLE PRO SANTO"!

O jornalista Edson Borges, autor de uma vasta pesquisa sobre a relação entre a cachaça e as religiões, explicou em matéria ao portal Terra que o gesto de jogar um pouco da bebida no chão, antes de beber, nasceu num ritual chamado Libação, criado por gregos e romanos, e consistia em uma oferenda aos deuses para que eles provessem os lares de felicidade, harmonia e fartura.

No fim da página homenagem ao nosso padroeiro

No Brasil, a tradição passou a ser adotada graças à influência dos colonizadores portugueses. No século XVII, eles chegaram ao Recôncavo Baiano, juntamente com os jesuítas, que acabaram por dominar o cultivo da cana-de-açúcar. Além de produzir o açúcar, inventaram a aguardente.
A bebida teve o consumo imposto aos escravos, para combater o frio nos canaviais, durante o inverno, e até como estimulante para os negros considerados pouco produtivos, ou ainda quando adoeciam.
Com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia, explica o jornalista e pesquisador.
Além da ligação com a religião católica, a aguardente também passou a ser usada em oferendas nas religiões de matrizes africanas, principalmente no candomblé. A finalidade era semelhante à da Libação: pedir proteção aos Orixás.
(copiado do site www.cachacadorei.com.br)
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1866826-EI8402,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário